Arte em Barra Velha – Aprendizes de Zystopa se inspiram em Monet para vernissage do próximo dia 30

Alunos de uma escola de artes de Barra Velha estão produzindo peças inspiradas no clássico pintor Monet – e os resultados são os mais belos possíveis. Trata-se do trabalho desenvolvido pela “Casa da Artista”, vinculada ao Ateliê Cora Coralina, idealizado pela artista plástica Rosi Ana Stopa, a Zystopa.

Acesse para receber notícias pelo Whatsapp 

As peças inspiradas em Monet serão destinadas à vernissage de final de ano, que será promovida no próximo dia 30 de novembro. “As crianças estão caprichando nas releituras de obras, inspiradas nesse artista, e suas criações têm encantado a todos. Cada obra é um reflexo da dedicação e do talento de cada pequeno artista, enchendo o espaço de admiração e emoção”, salienta Zystopa.

“Além das releituras, eles estão confeccionando flores para a decoração da exposição, dando ao ambiente um toque especial que certamente ficará na memória de quem visitar”, observa ela.

A tradicional vernissage, que acontece anualmente em novembro, é um dos momentos mais aguardados por alunos, amigos e familiares. “É uma celebração do talento e do esforço de cada um ao longo do ano, um evento de cores, luzes e muito carinho em cada detalhe”, comenta Stopa, que recentemente, expôs também no Centro Cultural Casa de Palmito, na Praça Lauro Carneiro de Loyola.
E a vernissage virá neste ano com o reforço do professor Alef, responsável pela turma de desenho, e que tem ensinado seus alunos com dedicação e atenção, compartilhando os segredos da arte de desenhar. Sob sua orientação, os alunos exploram a própria criatividade e desenvolvem suas habilidades.

A trajetória de Stopa

A artista plástica Zystopa é natural de Itaiópolis, planalto norte catarinense. Seu reconhecimento começa em 2012, quando ingressa na Associação Internacional de Escritores e Artistas.
Em 2013, recebeu do Embaixador do Congo a outorga, com certificado e troféu “Este Faz a Diferença!”, em Foz do Iguaçu, PR; no Brasil, expôs ainda no Rio de Janeiro, RJ; Ouro Preto, MG; Cabo Frio, RJ; Blumenau, SC; Caxias do Sul, RS; e em Curitiba, PR, onde recebeu o Troféu Fernando Pessoa.
Zystopa é ainda a “Artista do Ano” no Carrousel du Louvre, de Paris, França, e condecorada com a “Mention Honorable à Exposition Au Carrousel du Louvre et 63th Salon premier – Magie des formes et couleurs”, em 2022. Participou a convite, por “Rilevante empegno artístico presentato in ocasione dela Mostra Internazionale 62º Salone Premiato”, em Roma, Itália, com o tema “L’arte che gira il mondo!”, em 2023.
Recebeu ainda a Comenda Pablo Neruda, em Valparaíso, no Chile. Sua premiação mais recente é o “Prêmio Carioca de Excelência Artística”, pela Editora Mágico de Oz, entregue na Feira Literária de Parati (FLIP) 2024, em Paraty, RJ, no último dia 10 de outubro.
A conquista da artista se deve ao vasto trabalho de mais de 40 anos, produzindo cultura e arte, fomentando iniciativas nas diferentes cidades onde morou ao longo de sua vida. Residindo em Barra Velha há mais de 15 anos, a artista já se considera barra-velhense!

Acesse para receber notícias pelo Whatsapp 

mone
mone1
mone2
mone3
mone4
mone5
mone6
mone7
mone8

Por Juvan Neto 

Siga o Jornal Folha Parati no Instagram Clique Aqui  

 

The post Arte em Barra Velha – Aprendizes de Zystopa se inspiram em Monet para vernissage do próximo dia 30 appeared first on Folha Parati.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.