Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos

site da Epagri/Ciram está oferecendo gratuitamente e para download instantâneo dados meteorológicos brutos, em intervalos horários, dos últimos 24 meses. Os dados, apresentados em tabela Excel, são de 176 estações meteorológicas, hidrológicas, agrometeorológicas, maregráficas e de pesquisa espalhadas pelo Estado. O novo produto está disponível na aba Serviços/Laudos e dados ambientais.

O serviço foi instalado em 2 de dezembro e até o dia 16 de dezembro já haviam sido realizados 70 downloads, uma média de 4 a cada dia. Antes da automatização, para obter qualquer dado coletado pela rede agro-hidrometeorológica da Epagri/Ciram, o cidadão precisava fazer uma solicitação por e-mail e aguardar entre 10 e 20 dias úteis pela resposta. O serviço era sujeito a cobrança.

Como acessar

Agora, bastam alguns cliques. No primeiro acesso, o usuário vai precisar preencher um cadastro, com nome, CPF e e-mail, além de criar uma senha. Após a efetuação se cadastrar ele será direcionado a outra página, onde deve clicar na opção 1 – Download Imediato. Aceitando aos termos do compromisso ele chegará a um mapa web de SC, que apresenta de forma espacial as estações cujos dados são fornecidos gratuitamente. Clicando sobre a estação desejada, se abrirá um quadro com os dados de localização do equipamento e, dentro desse quadro, um link para mais informações. É neste link que será baixado o arquivo Excel. Tudo muito intuitivo e rápido.

Os dados disponíveis gratuitamente são de temperatura, umidade relativa do ar, direção e velocidade do vento, pressão atmosférica, precipitação e maré. Eles são disponibilizados após uma qualificação automática feita pelo sistema de controle de qualidade dos dados Epagri/Ciram, ou seja, não apresentam inconsistências. Dados inconsistentes e aqueles que apresentaram problemas de medição ou de transmissão não são expostos e são identificados na tabela Excel por uma sequência de números 9. As tabelas Excel com os dados são atualizadas automaticamente a cada dia 5 do mês, com a inclusão do mês anterior de modo a completar 24 meses consecutivos.

Procura grande e constante

A procura por estes dados é grande e constante. Mariana Liberato Ramos Rosa, técnica  em meteorologia, responsável por fornecer os dados aos solicitantes antes da disponibilização automática, relata que em 2023 foram feitos mil atendimentos desta natureza. Até a primeira semana de dezembro de 2024 foram atendidas 700 solicitações. Mariana cita que os principais usuários são pesquisadores, acadêmicos e empresas do setor privado, como construtoras, por exemplo, que buscam o serviço para justificar atrasos em obras.

Juliana Mio de Souza, engenheira cartógrafa e pesquisadora da Epagri/Ciram, explica que a visualização das estações sobre um mapa web é outro importante diferencial do novo produto. A possibilidade de visualizar a disposição das estações pelo Estado facilita a decisão do usuário sobre qual dado lhe interessa. Juliana detalha que para desenvolver a aplicação foi utilizada a tecnologia ESRI, uma plataforma de Sistema de Informações Geográficas (SIG) e mapas web, já empregada em outras aplicações do site da Epagri/Ciram.

Emanuela Salum Pereira Pinto foi uma das profissionais da equipe de Gestão da Informação que atuou no desenvolvimento do novo produto. Ela ressalta que tudo foi pensado para atender a necessidade do usuário e, levando esse ponto em consideração, o produto segue em constante atualização, de modo a suprir as demandas que forem surgindo. A multidisciplinaridade da equipe atuante no projeto – que envolveu engenheira cartográfica, meteorologistas e profissionais de tecnologia da informação – é outro ponto de destaque, na avaliação dela.

Eduardo Nathan Antunes, administrador de banco de dados da equipe de Gestão da Informação atuou na criação das tabelas para armazenar os dados. Ele também desenvolveu as rotinas automatizadas para geração dos dados em formato de planilhas.

Rede de monitoramento 

A rede de monitoramento ambiental gerenciada pela Epagri/Ciram conta com cerca de 320 estações, que geram uma média de 84 mil dados a cada dia. São medições de temperatura, vento, chuva e outras variáveis ambientais, a grande maioria feitas e transmitidas para o banco digital em Florianópolis de forma automática, sem intervenção humana.

Os dados disponibilizados gratuitamente são referentes às 176 estações de propriedade da Epagri, que, assim, tem autonomia para definir seu uso. As outras estações são de propriedade de outras instituições, e se integram à rede gerenciada pela Epagri/Ciram por meio de contratos, acordos de cooperação técnica e outros instrumentos jurídicos.

Os usuários podem acessar dados gerados por estas outras estações. Podem também solicitar dados referentes a um período superior aos últimos 24 meses ou medições cujos intervalos são menores que uma hora. Para tanto, devem enviar a solicitação para [email protected]. Esse serviço é sujeito à cobrança e será executado dentro de prazos estipulados pela equipe. Mais informações podem ser obtidas no manual de download de dados ambientais e no documento Normas e Procedimentos para o Fornecimento de Dados, Declarações e Laudos Ambientais.

Clique aqui para acessar o download gratuito de dados meteorológicos.

São disponibilizados dados medidos em 176 pontos de monitoramento de SC. Foto e fonte: Epagri 

Siga o Jornal Folha Parati no Instagram Clique Aqui 

The post Site da Epagri/Ciram passa a oferecer download gratuito de dados meteorológicos appeared first on Folha Parati.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.