Reviravolta em Barra Velha: município tem novo prefeito após suspensão e renúncia

O final da tarde desta sexta-feira (26) foi marcado por reviravoltas no município de Barra Velha, no Litoral Norte do Estado. Após uma decisão do TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina) suspender o prefeito Douglas Elias da Costa do cargo temporariamente, o vice-prefeito Eduardo Peres renunciou ao cargo e quem deverá assumir é o presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Cunha.

Município tem novo prefeito após reviravolta – Foto: Prefeitura de Barra Velha/Reprodução/ND

A decisão, assinada pelo desembargador José Everaldo da Silva, determina que o prefeito Douglas seja suspenso do cargo pelo prazo de 180 dias. O despacho, ao qual o Portal ND Mais teve acesso,  foi publicado por volta das 17h31, e determinava que a Procuradoria Jurídica do município e a Chefia de Gabinete fossem intimadas sobre a decisão.

Decisão foi proferida pelo Tribunal de Justiça – Foto: Reprodução/ND

Após a intimação, o vice-prefeito Eduardo Peres teria decidido não assumir o cargo e renunciou. A informação foi confirmada à reportagem do Portal ND Mais pelo agora novo prefeito interino de Barra Velha, o presidente da Câmara, Daniel Cunha.

Segundo Daniel, a notícia pegou a todos de surpresa e ele ainda está “absorvendo a informação. “É um momento difícil para Barra Velha e vamos fazer o melhor trabalho possível”, afirmou Daniel, por telefone.

Daniel Cunha é novo prefeito interino – Foto: Câmara de Vereadores de Barra Velha/Divulgação/ND

De acordo com Cunha, uma sessão extraordinária da Câmara de Vereadores será convocada “o mais breve possível”, para formalizar os atos administrativos necessários para que ele assuma as atividades como chefe do Executivo. Ele não soube informar quando a sessão ocorrerá.

Defesa do prefeito suspenso de Barra Velha não se manifestou

A reportagem do Grupo ND tenta desde o início da noite contato com o advogado do prefeito suspenso, Douglas Elias da Costa, mas não obteve retorno até o momento.

A equipe também tentou contato com o agora ex-vice-prefeito, Eduardo Peres, porém ele não atendeu a reportagem. O espaço permanece aberto para manifestações.

Entenda investigação que prendeu prefeito de Barra Velha

As investigações, que tiveram início em fevereiro de 2023, apontam supostos crimes de corrupção, com participação de agentes públicos e empresários, na execução de obras públicas.

Em contrapartida, é investigado o recebimento pelos agentes públicos de vantagens indevidas dos empresários contratados, às custas de aditivos em série e medições supervalorizadas.

Ao todo, oito mandados de prisão e 22 de busca e apreensão foram cumpridos por agentes do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) e Geac (Grupo Especial Anticorrupção).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.