Centro Espírita Jesus de Nazaré celebra 60 anos de fundação em Barra Velha

Instituição difusora dos ensinos de Allan Kardec fundada em 1965, por Maria Conceição, programou mês especial de palestrar para marcar aniversário a partir do dia 8

O Centro Espírita Jesus de Nazaré (CEJN), de Barra Velha, celebra a partir da próxima semana seu 60º aniversário de fundação. Originalmente fundado em 2 de janeiro de 1965, a primeira casa espírita oficializada em Barra Velha trará durante as próximas quartas-feiras quatro convidados especiais da região para falar da trajetória e da vivência da instituição, dedicada aos estudos dos postulados espíritas de Allan Kardec.

Dia 8, a abertura será com o dirigente espírita, jornalista e ex-presidente do CEJN, Juvan de Souza Neto, de Barra Velha. Juvan conheceu a Doutrina Espírita dentro desta instituição, no ano de 1990, e chegou a presidir a casa por vários mandatos, além de ocupar outras tarefas, como vice-presidente, divulgador, expositor e dirigente de grupos de estudo.

No dia 15, é a vez de Jeferson Ostrufka, outro ex-presidente do CEJN, atualmente residindo em Joinville, onde preside a 6ª União Regional Espírita (6ª URE), órgão regional da Federação Espírita Catarinense (FEC), à qual o CEJN é oficialmente filiado desde o ano 2000.

No dia 22, sobe à tribuna Herildo Monteiro Filho, de Balneário Piçarras, ex-dirigente da instituição e também estudioso do movimento espírita. A programação encerrará com Luiz Miiler, dirigente e pesquisador espírita de Joinville, onde atua no Centro Espírita André Luiz (CEAL).

Miiler é o mais antigo palestrante ainda atuante no Centro Espírita Jesus de Nazaré, e foi um dos dirigentes da casa nos anos 80 – mesmo morando em Joinville, coordenava as palestras públicas e atividades a convite de espíritas pioneiros, como Antônio Souza e José Eleazar Marotte Garcia.

As palestras vão iniciar sempre às 20h, com entrada franca, na Rua Lauro Ramos, nº 130, no centro (rua do morro dos reservatórios da Casan), segundo reforça o convite a presidente do CEJN, Estella Maris Cantarelli e sua vice, Ereny Meister, além de toda a diretoria.

Dedicação ao legado de Kardec

O Centro Espírita Jesus de Nazaré foi construído e fundado graças a uma das maiores lideranças de Barra Velha dos anos 60 a 80: dona Maria Conceição, a popular “Maria do Lauro”.

A ideia de edificar uma sede própria, em terras de sua propriedade, enfrentou resistências na década de 60, mas também muito apoio das pessoas que viam em uma mulher simples a vontade de fazer o bem.

Maria edificou a sede própria, onde está o centro até os dias atuais, na Rua Lauro Ramos, nº 130, no centro. A edificação passou por quatro ampliações, e atualmente, presta importante trabalho de edificação espiritual e assistencial à comunidade.

Atualmente, o CEJN promove palestras públicas às quartas, 20h, e estudos às terças, e quintas, a partir das 19h30. Também há preces e aplicação de passes espirituais, além do chamado “atendimento fraterno” – espaço para orientação espiritual a quem assim precisar, nas quartas, das 19h às 19h50. Todos estão convidados para a programação especial, que terá entrada franca. Fonte&Foto: Juvan Neto

The post Centro Espírita Jesus de Nazaré celebra 60 anos de fundação em Barra Velha appeared first on Folha Parati.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.