Confira dicas do Procon para evitar golpes durante a Black Friday

São muitas ofertas tentadoras durante a Black Friday, na sexta-feira (29), mas o consumidor deve ficar atento porque esse é um período em que golpes podem ser praticados. De acordo com a gerente do Procon, Cristiane Berger, entre os principais golpes, estão os relacionados a preços muito abaixo dos praticados no mercado.

Acesse para receber notícias pelo Whatsapp 

“É muito comum o consumidor estar procurando, por exemplo, um eletroeletrônico de um valor alto e chega na Black Friday esse preço está muito abaixo do esperado. Por exemplo, um smartphone que usualmente custa em torno de R$ 5 mil, passa a aparecer por R$ 1 mil, um valor irrisório se comparado ao preço real. É aí que o consumidor tem que acender o sinal de alerta e desconfiar”, alerta a gerente.

Os grupos utilizam diferentes tipos de golpes, podem criar páginas falsas que simulam e-commerce, além de perfis falsos em lojas de redes sociais. É preciso ficar atento também a promoções por e-mails, SMS, mensagens de WhatsApp e redes sociais.

“Compras feitas em sites desconhecidos podem trazer promoções inexistentes. Se a loja não for conhecida, faça uma pesquisa no site Reclame Aqui ou junto ao Procon”, orienta Cristiane.

Outra orientação é registrar a compra com um “print” de tela. “Nós recebemos algumas denúncias de pessoas que fizeram as compras e foram canceladas após o pagamento com a desculpa de que o valor era muito abaixo do esperado. Se existe a propaganda e o valor não é muito abaixo do que está no mercado, se caracteriza como um produto da Black Friday. Nesses casos, podemos solicitar o cumprimento da oferta, mas para isso precisamos de provas, por isso a importância dos prints”, destaca a gerente.

Acesse para receber notícias pelo Whatsapp 

Foto: un-perfekt/Pixabay/Reprodução 

Siga o Jornal Folha Parati no Instagram Clique Aqui  

The post Confira dicas do Procon para evitar golpes durante a Black Friday appeared first on Folha Parati.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.