Chuva intensa provoca alagamentos e leva famílias a abrigo de emergência em Barra Velha

A chuva intensa das últimas 24 horas no Norte de Santa Catarina provocou alagamentos e deixou famílias desalojadas em Barra Velha. O município montou um abrigo em uma escola local. Além disso, monitora o nível do rios.


Prefeitura montou abrigo para receber famílias  - Divulgação/ND

1
2

Prefeitura montou abrigo para receber famílias – Divulgação/ND


Diversos pontos da cidade registram alagamentos  - Divulgação/ND

2
2

Diversos pontos da cidade registram alagamentos – Divulgação/ND

Segundo a Defesa Civil Municipal, neste momento, nove pessoas estão no abrigo, situado na escola municipal Antônia Gasino de Freitas, no bairro Itingá I, enquanto outras quatros se hospedam em casas de familiares e amigos.

Ocorrência por conta da chuva

Em decorrência da forte chuva, o Corpo de Bombeiros Militar foi acionado, por volta das 14h30, para resgatar seis pessoas ilhadas no bairro Pedras Brancas. Segundo a guarnição, o grupo conseguiu sair da casa sem a necessidade de resgate.

Em nota, a prefeitura orientou a população que evite deslocamentos, principalmente pelas estradas do interior. A estrada Rio do Peixe, na localidade de Medeiros, por exemplo, está interditada.

Rio Itajubá em Barra Velha – Vídeo: Divulgação/ND

Região em alerta

estado de alerta da Defesa Civil segue em toda Santa Catarina. No Norte catarinense, o risco é alto para alagamentos, enxurradas, inundações, danos na rede elétrica, queda de árvores e destelhamentos.

Ciclone em SC

Conforme a Defesa Civil, a instabilidade do tempo em Santa Catarina acontece devido à atuação de uma baixa pressão no Paraguai, combinada a intensificação da circulação marítima.

A formação de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul também influencia no tempo. Na sexta-feira (11), a área de baixa pressão dá origem ao fenômeno na costa e a uma nova frente fria.

O órgão estima que, no Litoral Norte, o acumulado de chuva pode variar entre 150 e 200mm. Já para a região do Planalto Norte, são esperados valores entre 100 e 150mm.

A expectativa é que, na sexta-feira (11), haja o enfraquecimento da circulação marítima e, consequentemente, a diminuição das chuvas no litoral.

Conforme a Defesa Civil, ao longo do dia, as tempestades avançam do oeste para as áreas litorâneas, mudando o padrão de chuva na região. Após a passagem dos sistema, a tendência é de tempo firme para o final de semana.

Cuidados e recomendações

A recomendação é que, em caso de ventos fortes, as pessoas busquem um local abrigado longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados.

Em local abrigado, deve-se manter distância das janelas. Aparelhos eletrônicos devem ser desligados. Outra orientação é jamais atravessar ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos, ficar atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes.

Mantenha-se informado sobre o tempo na sua cidade

Para receber as mensagens da Defesa Civil em tempo real, basta enviar o CEP da residência para o número 40199, por mensagem de texto (SMS). O serviço é gratuito.

Já para acionar a Defesa Civil, é necessário ligar para o número 199. Com relação aos Bombeiros Voluntários o número de emergência é 193.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.