Secretaria de Saúde de Barra Velha apresenta os serviços oferecidos na Campanha Dezembro Vermelho

Consultas médicas, testes rápidos e medicamentos são fornecidos gratuitamente

Muito além das decorações natalinas, o mês de dezembro ganha cor com a campanha Dezembro Vermelho. Celebrada no Brasil desde o ano de 2017, a iniciativa destaca a luta contra o vírus HIV, transmissor da Síndrome de Imunodeficiência Adquirida  (AIDS), e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). Em Barra Velha, doenças como a AIDS recebem apoio integral, com atendimento especializado para todos os portadores, acompanhados pela Vigilância Epidemiológica.

A enfermeira e secretária de saúde, Lilian Ramos Gervasi, explica o passo a passo dos serviços.

“O diagnóstico é feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros, por meio dos testes rápidos, enviados mensalmente pela epidemiologia. Após a confirmação do HIV, a pessoa é encaminhada para consulta médica no SAE, onde fará o tratamento”.

De acordo com Helaisy Michereff, enfermeira do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), setor integrado com a epidemiologia: “No SAE, os pacientes têm a primeira consulta agendada em até sete dias após o resultado do teste. A partir dessa avaliação inicial, são tomadas as condutas necessárias como: o agendamento de coletas do sangue (para fazer o controle da carga viral e dos índices das células do sistema imunológico) e a prescrição de medicamentos, fornecidos gratuitamente pela farmácia do setor”, complementa Helaisy.

SINTOMAS

A médica do SAE, Dra Marina Betiollo, alerta para os principais sinais da infecção por HIV. “Na fase inicial, os sintomas mais comuns são: febre, cansaço, dores no corpo, dor de garganta, aumento dos gânglios, manchas ou bolinhas na pele, suor noturno e diarréia”, destaca Marina.

TRANSMISSÃO E PREVENÇÃO

O aparecimento dos sintomas acontece somente quando a doença já começa a afetar o sistema imunológico. Na maior parte dos casos, são sinais leves, por isso a testagem é fundamental. Além dos testes, as instituições de saúde também disponibilizam preservativos para a população.

A transmissão do vírus HIV pode acontecer durante relações sexuais desprotegidas,  pelo compartilhamento de seringas e objetos perfurocortantes contaminados, ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, se não tomadas as devidas medidas de prevenção.

CUIDADO PERMANENTE

A Aids é o resultado da evolução do vírus HIV no corpo humano. Pessoas com resultado positivo para o vírus HIV, podem ou não ter Aids. Para não desenvolver a doença é necessário manter de forma regular o acompanhamento médico, tomando os medicamentos corretamente. Pacientes já diagnosticados com AIDS podem procurar o SAE diretamente, localizado na Rua Carlos Maia, nº 127, no bairro Centro de Barra Velha.

 

 

 

 

The post Secretaria de Saúde de Barra Velha apresenta os serviços oferecidos na Campanha Dezembro Vermelho appeared first on Folha Parati.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.